Extraí longos trechos interessantes de um artigo da New York Times. Aliás, acabei extraindo tudo, pois achei muito interessante! Com essa lei de direitos autorais rondando por aí, dá até medo. Mas conhecimento deve ser difundido: gera bons negócios, dá um up na economia.
Networking parece um dom, nao é? Neste artigo, eles mostram que nao. Que sao simples açoes que devemos tomar no dia a dia, sem falsidades e sem enrolaçoes.
Vale a pena conferir. Fácil nao é, pois exige dedicaçao, mas o item 7 diz tudo!
Pensar em ajudar ou servir alguém pode vale o esforço do network!
Fazendo contatos em sete passos simples
"Networking é como escovar os dentes: é natural ou agradável? Não muito. Porém, é suficiente escovar somente quando se tem dor de dente? Lamentavelmente, não. Da mesma forma, o networking requer atenção cuidadosa e constante durante um período prolongado de tempo.
Eles sugerem que a familiar correria por ajuda quando se precisa de algo urgente _ emprego, conselho ou doação de caridade _ não é networking, mas parte do processo de "vendas". A maioria das verdadeiras relações de networking será criada muito antes de se precisar delas. Além disso, quanto mais se trabalhar no investimento, maior pode ser o retorno.
Para a maioria das pessoas, formar contatos não é uma coisa natural. Um jardim abundante não é criado da noite para o dia. As plantas são selecionadas com deliberação atenta e cuidadas ao longo do tempo. As plantas indesejadas são identificadas lentamente e removidas.
Se você quiser plantar um jardim, a pergunta pode ser: como começar? A resposta é fácil: comece hoje e dê pequenos passos.
Comece pela comunicação. Faça muitas perguntas às pessoas que conhecer e mostre interesse por suas paixões. Se precisar de favores de imediato, não peça demais. Pedidos simples de conselho ou sugestões de contato facilitam que os outros o ajudem. É preciso fazer um depósito no banco da amizade antes de solicitar um saque grande.
Continue com o reconhecimento. Sempre deixe as pessoas saberem que você reconhece sua ajuda. Um bilhete de agradecimento escrito à mão ou um gesto de atenção se destaca num mundo em que o e-mail reina supremo.
Não se esqueça de conferir o estoque. Não faz mal produzir uma lista de vez em quando. Quem você conhece? E, mais importante ainda, quem deseja conhecer?
Aqui estão sete considerações práticas para ajudá-lo a dominar a arte de construir relacionamentos reciprocamente benéficos de longo prazo.
1. Interdependência.
Nossa capacidade de trabalho em equipe e habilidades de gestão de relacionamento são tão importantes quanto os projetos que tocamos. Vale a pena reconhecer o valor do processo de networking e abrir espaço para ele.
2. Perseverança.
As coisas boas demoram e é preciso beijar muitos sapos antes de encontrar um príncipe. O segredo é começar a construir sua rede de contatos muito tempo antes de precisar dela.
3. Reciprocidade.
O networking não se resume ao que os outros podem fazer por você. Pense no que você tem a oferecer. Às vezes começa com um simples cumprimento por uma apresentação ou projeto. Se oferecer ajuda a alguém, não se esqueça de ir até o fim. Confiança e reputação dependem da credibilidade.
4. Similaridade.
Embora seja mais fácil fazer amizade com pessoas parecidas com você, é sempre possível achar um meio-termo com os outros, independentemente de parecerem muito diferentes no começo. Saia da sua zona de conforto e aprenda com pessoas com formações, objetivos e incentivos variados.
Bill Gates declarou numa entrevista que prefere ler a revista inteira, não apenas as partes que o interessam. Assim, ele sempre aprende algo novo.
5. Proximidade.
A maioria das relações sociais nasce da proximidade. Contudo, ser próximo não vai ajudá-lo se você não tentar também se envolver ativamente.
6. Fecundação cruzada.
Os líderes bem-sucedidos influenciam contatos de uma rede para outra. Pense nas pessoas da sua lista de contato. Quem precisa de atenção? A quem devemos favores ou quem precisa da nossa ajuda? É possível começar a pensar na sua rede como uma jornada para a vida inteira em vez de uma iniciativa isolada.
7. Sociabilidade.
Se você não gosta de conhecer pessoas novas, é improvável que elas gostem de ficar ao seu lado. Portanto, é essencial encontrar locais e situações nas quais goste de fazer contatos, em vez de se forçar a tentar agradar em cenários desconfortáveis. Conhecer gente nova pode ser divertido, desde que saiba o que funciona melhor para você e não veja isso como uma tarefa.
Consiga tempo para levar uma vida completa fora do trabalho. Pode ser uma experiência poderosa e recompensadora passar tempo com pessoas que o valorizam, não o que você faz nem o que isso lhes propicia. Tais relacionamentos são uma fonte valiosa de energia e autoconfiança.
Em todos os aspectos da vida, o networking não se resume à pergunta básica: "Como isto vai me beneficiar?" Faz mais sentido perguntar: "Como posso contribuir para essa situação?"
Você será recompensado no devido tempo, à medida que seu jardim crescer.
A gestão empresarial é uma mistura elementos de cores, de vozes e de ações, que envolve lógicas e sentimentos. É feita de pessoas, máquinas, processos e estratégias que em seu perfeito equilíbrio transforma os seus negócios em resultados. E é a fórmula deste equilíbrio que nós, Arte da Gestão Empresarial, buscamos todos os dias. Pois o mundo muda, os componentes são os mesmos, mas a fórmula muda. A gestão empresarial é uma arte!
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
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